• Vitória Cabral

Fazendo um SPA em casa!

Acredito que se você veio parar aqui é porque ama e entende a necessidade de tirarmos um tempo exclusivo para cuidar do nosso corpo e mente. Entendo que nos dias de hoje isso é praticamente impossível, por isso resolvi fazer um post com receitas caseiras, práticas e rápidas para ajudar você a cuidar da sua pele.

Eu amo tirar um tempo para mim, pra fazer uma máscara, relaxar e usar todos os cremes que eu tenho em casa, então aqui vão algumas dicas:


Para o rosto:

Escolhendo a máscara de argila - Eu gosto muito de usar argila e elas trazem um benefício enorme pra pele. Cada cor de argila possui uma finalidade. A argila branca é para clarear a pele, argila verde para peles oleosas e com tendência a acne, a argila preta é para fazer detox, argila vermelha para peles maduras e sensíveis, argila rosa é a combinação da argila branca e da vermelha sendo assim ideal para peles maduras sensíveis e com manchas, a argila amarela é para peles sensíveis e maduras também porque ela traz brilho e firmeza. Escolher qual tipo usar não basta, ela precisa ser "batizada". Pra você aplicá-la no rosto, precisa ser molhada. Se você quiser claro que pode botar só água pra dar o ponto da máscara mas tem coisas que podem potencializar os benefícios da argila.

A máscara pode ser batizada com:

- Chá: os chás além de serem ótimos para serem ingeridos e trazerem muitos benefícios para a nossa saúde, também são excelentes se aplicados na pele.

* Chá branco: ótimo antioxidante, excelentes para peles maduras

* Chá verde: antioxidante, bom para peles com tendencia a acne

* Chá de camomila: calmante, ótimo para peles sensíveis e secas, ajuda a dar viço a pele além de acalmar.

* Chá preto: com alto teor de cafeína, é antioxidante, anti-inflamatório e reduz manchas

- Séruns/óleos: Eu gosto de colocar nas minhas máscaras de argila algumas gotas de sérum ou algum óleo que eu tenho aqui. Dá pra usar pronto já misturado (como eu faço com o da Kalinka Naturale) ou botar individualmente os da sua escolha. Então aqui vai uma dica de óleos bons pra botar na argila, mas vale lembrar que são apenas algumas gotas e que não serviriam de base para dar ponto na argila. Esses são olhos vegetais, não sendo recomendado o óleo mineral. O óleo essencial deve ser manuseado com mais cuidado porque é bem mais concentrado que o óleo vegetal, mesmo assim quando usado corretamente ele traz muitos benefícios para a pele. Dessa forma, o óleo essencial deve ser usado em quantidades bem menores de 2 a 4 gotas dependendo da quantidade de argila.

* Óleo de Oliva: é bom para quem tem pele seca, ajuda na hidratação assim como o óleo de abacate.

* Óleo de Rosa Mosqueta: ajuda a clarear manchas na pele.

* Óleo de Melaleuca (tea tree): ótimo para quem tem tendência a acne, anti-inflamatório

* Óleo de Camomila: calmante, ajuda dar viço e prevenir o envelhecimento da pele.

* Óleo de Semente de Uva: rico em vitaminas e bom para quem tem pele oleosa.

* Óleo de Semente de Girassol: bom para a cicatrização e ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

* Óleo Essencial de Lavanda: cicatrizante e anti-inflamatório, o óleo de lavanda é um ótimo amigo para quem tem pele sensível e seca.

* Óleo Essencial de Ylang-Ylang: ajuda a controlar a oleosidade e também é clamante.

* Óleo Essencial de Camomila: um ótimo calmante e anti-inflamatório, é bom para todos os tipos de pele.

* Óleo Essencial de Rosas: indicado principalmente para peles maduras, ele combate o envelhecimento além de ser muito bom para quem tem peles sensíveis.

* Óleo Essencial de Melaleuca: é ótimo para quem tem pele acneica/com tendência a acne. Tem propriedades desinfetante e cicatrizante.


Algumas pessoas também gostam de usar soro fisiológico na argila, o que também não tem problema e muitas vezes sai mais em conta. As opções acima são para trazer maiores benefícios para a máscara.


Também há quem goste de botar hidrolatos, que basicamente é a água que sai do processo de fabricação de um óleo essencial. Existem muitos tipos de hidrolato como, por exemplo, de rosas, de camomila, de lavanda, de melaleuca e de ylang-ylang, que possuem propriedades semelhantes das dos óleos essenciais mas com uma concentração relativamente menor.


-Outros ingredientes: eu particularmente gosto de adicionar mel em tudo que eu uso, seja máscara para o cabelo ou para e pele. Além de ter um cheiro maravilhoso, o que muita gente não sabe é que o mel tem ótimos benefícios como, por exemplo, ser um poderoso cicatrizante e ajudar a retardar o envelhecimento da pele.


(Meu) Modo de preparo da máscara de argila: para fazer a argila é bem simples, primeiro você precisa escolher os ingredientes que gostaria. Depois você adiciona primeiro os óleos de sua escolha, o chá (de preferência morno, não muito quente) e por último o mel (se quiser). Não existe quantidade certa de argila, é só fazer o necessário para cobrir a pele do seu rosto, pescoço e colo (que dá aproximadamente uma colher de sopa de argila). O mel eu aconselho aplicar uma gota ou menos do que uma colher de chá. Os óleos essenciais apenas poucas gotas, no máximo 4 e o óleo vegetal ou sérum eu costumo usar uma média de 10 a 20 gotas. Vale lembrar que eu uso o chá como base pra ajudar a dar o ponto (que tem que ser cremoso) então o resto seria apenas complementos.

Você pode ficar quanto tempo quiser com a argila no rosto desde que mantenha ela molhada (pode ser com spray de água) e depois é só lavar com água.


Gosto também de usar outras receitas de máscara que são:


Máscara de esfoliação com mel e café: deve ser usada uma vez a cada 15 dias por ser mais pesada do que outras. A esfoliação é muito boa para tirar a pele morta. É bem simples é só misturar duas colheres de chá de mel para uma colher de chá (não muito cheia) de café. Depois é só misturar passar no rosto e massagear com movimentos circulares acendentes. Deixar agir por 5 minutos e limpar com água.


Máscara de Iogurte para hidratar e dar bilho: acho que foi a primeira máscara que eu usei na vida! É bem simples e vai com ingredientes fáceis de encontrar. Você precisa apenas de iogurte natural e morangos. Basta pegar uma colher de sopa cheia de iogurte e os morangos a gosto. Amasse os morangos e misture com os morangos amassados. Aplicar no rosto e deixar por 10 minutos e depois é só lavar com água.


Máscara de Guacamole (oi?) para nutrir e dar brilho: Calma! Não é guacamole de verdade. É uma máscara bem simples que vai nutrir a pele (e pode ser usada no cabelo também antes de lavar). Você precisa de: duas colheres de chá de mel, meio abacate e meia banana (sem casca). Joga tudo no liquidificador e depois é só passar no rosto. O abacate possui muitas vitaminas como, por exemplo, A, E, C e B e a banana é uma ótima aliada para ajudar com as espinhas (principalmente as internas). Deixa 10 minutos e depois é só lavar com água.


Depois de aplicar as máscaras, é só seguir com sua rotina de skincare normal.


Observação: pessoas com rosácea podem ter sensibilidade ao mel, se você tem é melhor não usar.


Eu gosto muito de cuidar das mãos e pés também e todas as máscaras que eu citei aqui podem e devem ser usadas nas mãos também! É algo muito simples mas que volta e meia esquecemos. Além disso, gosto dos produtos específicos como a cera para cutículas da Kalinka Naturale e os cremes de mão da L'Occitane.


Cuidado com os lábios.

Eu vivo com os lábios rachados, então desenvolvi uma receitinha bem básica de tratamento para eles. Você precisa de: açúcar, óleo de coco e mel. Esse produto serve para esfoliar os lábios além de ajudar a manter eles hidratados. Pega duas colheres de chá de açúcar, uma colher duas colheres de chá de óleo de coco derretido e meia colher de chá de mel. Mistura tudo e coloca em um potinho e ta pronto o sorvetinho.


Máscaras prontas que eu uso e recomendo: eu gosto muito das máscaras da The Body Shop, principalmente e de mel, que deixa um viço incrível e a de chá verde que além de fazer uma leve esfoliação é super detox. Amo usar sheet mask também (aquelas de papel), a Sephora possui algumas muito boas (da linha da Sephora, da Too Cool for School e da Missha). Também gosto bastante das sheet masks da Panvel. Esse tipo de máscara é ótimo quando estamos na correria do dia a dia porque ela já vem pronta, normalmente não precisa ser enxaguada e ficam entre 5 a 10 minutos no rosto para o tratamento.




0 visualização
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

©2018 by Vitoria Cabral. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now