• Vitória Cabral

Esponja de Maquiagem

Atualizado: 30 de Mar de 2019

O que é, cuidados, como usar.



Quem está habituado ao mundo dos cosméticos e maquiagens já conhece a esponja de aplicação. No entanto, para quem ainda está entrando nesta indústria, pode parecer um pouco estranho.

Este é um produto que bombou no mercado internacional depois do lançamento da marca Beauty Blender em 2015/2016. A Beauty Blender fez sucesso no mercado americano e conquistou o mundo. Isso porque a aplicação da base e corretivos é mais fácil através da esponja, que dá um acabamento mais natural para a base e o corretivo.

Atualmente, muitas marcas desenvolveram suas próprias, havendo então uma gama diversificadas dos tipos de esponjas com os mais diferentes tamanhos, formatos, preços e texturas.

No entanto, ainda observo que as pessoas iniciantes no mundo da maquiagem ainda tem dúvidas de como usá-las e higienizá-las. Eu tive uma Beauty Blender que durou aproximadamente um ano perfeitamente, sem fungos ou quaisquer outros problemas. A longa duração do meu produto é um indicativo de bom uso e manutenção, por isso decidi escrever aqui como eu cuido das minhas esponjas e alguns alertas importantes para quem opta por comprar uma.


* Modo de usar:

Você pode escolher usar a sua esponja seca ou molhada, com a esponja molhada o acabamento da base e do corretivo fica mais natural, mais suave na pele, mas não significa que usar ela seca seja pior ou que o acabamento não fica bom. Ambos os resultados são ótimos e deixam o acabamento menos pesado. Todavia, é importante ressaltar que ela se a base tem acabamento pesado, ela fica pesada. A esponja apenas deixa a aparência sem marcações e mais natural, diferente do pincel, não alterando a textura e a cobertura da base e corretivo.

Apesar de ser um produto fácil de usar, você precisa ter atenção quanto a manutenção após molhar. Nunca deixe ela guardada na gaveta molhada, pode dar fungos e acarretar em problemas sérios de pele.


* Higienização:

Atualmente, na internet, é possível encontrar diversos métodos de limpeza da sua esponja. Um deles viralizou na rede, que foi a da caneca de água com detergente e deixar por 30 segundos no microondas. Ela limpa superficialmente, e é um bom "choque" para limpar a esponja de início, no entanto este método não é 100% eficiente, uma vez que é possível ver resíduos de maquiagem na esponja. Então depois de colocá-la no microondas você precisa esperar a água esfriar e lavá-la em água corrente com sabão. Eu particularmente gosto de usar detergente na esponja, para tirar os resíduos e gordura, mas também gosto de lavar com sabonete de bebe (assim como os pincéis).

Há momentos também que eu gosto de lavar em água morna com sabonete próprio para a higienização da esponja como, por exemplo, o sabão da beauty blender.

Independente do método que você utilizar, procure sempre deixá-la no sol se ela estiver molhada, para evitar os fungos.


Minha esponja está com alguns pontinhos e agora?

Se surgiram alguns pontinhos na sua esponja que você não consegue tirar, é muito provável que sejam fungos. Podem ser pontinhos pretos esverdeados, pretos ou até brancos (geralmente em esponjas pretas). Infelizmente quando o fungo já está visível quer dizer que há muito mais espalhado pela sua esponja, mas que são visíveis apenas através de um microscópio. Por segurança e saúde, é recomendado que seja jogado fora uma vez que, como eu citei anteriormente, o uso da esponja com fungo pode resultar em problemas de pele e outras doenças.


No mercado brasileiro, há uma grande quantidade de marcas que produzem esponjas de maquiagem, dos mais variados preços como a Belliz, Oceane, Macrilan, Real Techiuniques, Quem disse Berenice e muitas outras. O preço das esponjas também varia bastante, entre R$ 10,00 até R$90,00.


E a esponja de silicone?

Ela foi uma febre no mercado no ano de 2017 devido a economia de produto que ela proporciona, isso porque a esponja normal ela acaba absorvendo um pouco do produto ao aplicá-lo. Entretanto, devo ressaltar que acredito que ela não seja uma boa para a aplicação de base ou de corretivo. O acabamento é bem diferente da esponja normal e por não absorver produto, ela acaba espalhando de forma grosseira e não "esfumando" o produto na pele. O que eu notei, e que outras influencers digitais reportaram em seus vídeos é que ao aplicar com a esponja de silicone, parece que a base não adere à pele, deixando marcações e macnhas, além de causar muita sujeira ao aplicar.




Espero que tenham gostado

@vitoriapcabral

0 visualização
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

©2018 by Vitoria Cabral. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now